"Hoje o negócio do mundo dos negócios é criar novos negócios."
McLuhan era muito talentoso com as palavras e seu dom para a retórica o fez se destacar em ambas as extremidades do espectro: dos seus entusiasmados seguidores aos que negavam sua importância. Ele era um poeta-sociólogo, algo que, normalmente, não encontramos em qualquer esquina.
"Toda publicidade anuncia publicidade."
A velocidade das mudanças que o mundo das comunicações enfrenta, somada à transformação que os novos suportes e linguagens trazem aos consumidores de conteúdo, é um grande sinal de que McLuhan estava certo, há 50 anos, quando defendeu que os meios seriam "extensões do homem".
"Qualquer homem hoje é de certo modo, um artista."

"O futuro do livro é uma sinopse."
McLuhan percebeu, antes de seus comtemporâneos, sobretudo da área da comunicação, que as mudanças tecnológicas alterariam também a dinâmica do consumo de conteúdos e entretenimento. Na sua mais célebre frase "o meio é a mensagem", ele não estava abrindo mão do conteúdo da mensagem, mas sim sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas.
"Olhamos o futuro por um retrovisor. Marchamos de volta para o passado."

"Nosso tempo é um mundo novo em folha do tudo ao mesmo tempo agora. O tempo cessou, o espaço desapareceu. Vivemos agora, em uma aldeia global..."
Bem bacana este texto. O vídeo do filme do Woody Allen é bem divertida.
ResponderExcluir