07/07/2011

Transmutação Alquímica


A alquimia é uma filosofia e uma prática que expande tanto a ciência quanto o misticismo. Ela influencia o desenvolvimento da química moderna e até mesmo da moderna psicologia profunda. O alquimista vê relações diretas entre a matéria e o espírito e entre a natureza orgânica e inorgânica.


As primeiras referências à alquimia são encontradas nos registros do antigo Egito. A arte foi desenvolvida na Grécia antiga e no mundo árabe, retornando à Europa cristã através da Espanha Moura durante o século XII.

O processo alquímico é descrito utilizando-se uma abundância de simbolismo derivado da astrologia, da astronomia, da mitologia e da ciência primitiva. É por isso que a ciência alquímica tem abundância de simbolismo, com todos os elementos e processos recebendo seu próprio sinal gráfico. Possui grande simbolismo temático, enraizado no modo como os alquimistas observavam o mundo e exploravam suas possibilidades de mudança.

Homem Vitroviano?
O processo alquímico, também conhecido como opus magnum ou "grande obra", é essencialmente um processo de mudança ou transmutação, que pode ser física, psicológica ou espiritual. O objetivo da alquimia é a transformação de uma substância básica em uma substância superior.

O resultado da dedicação do alquimista ao processo era expressa como lapis philosophorum ou "pedra filosofal", um "tesouro interno" ou estado de perfeita harmonia. A alquimia também estava associada ao processo de prolongamento da vida e à luta pela imortalidade criando um "elixir da vida" ou "ouro potável".

A filosofia por trás da alquimia está diretamente ligada aos ensinamentos de Hermes Trimegisto.

Descobri no Youtube a primeira parte de um Documentário sobre os Alquimistas Medievais.

Mais informações podem ser encontradas no site sobre o documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...