12/07/2011

Sabedoria Hermética

Hermes Trimegisto
A filosofia por trás da alquimia está diretamente ligada aos ensinamentos de Hermes Trismegisto ("Hermes, o três vezes grande"), que foi descrito como um grande professor que passava sabedoria. Ele parece ser a sincretização do deus grego Hermes, que conduzia as almas para o submundo e carregava as mensagens dos deuses.

Seus atributos simbolizavam a ligação do submundo com a realidade material e a experiência transpessoal do "vôo com asas"; ele era essencialmente um mediador ou guia entre os mundos. Diziam que Hermes Trismegisto era o autor de milhares de textos sobre ciência, filosofia, ocultismo e muitos outros assuntos que englobavam toda a sabedoria do mundo antigo.

A filosofia de Hermes está centralizada no inter-relacionamento dos mundos microcósmicos e macrocósmicos, contidos dentro da ideia "o que está em cima é como o que está embaixo", e que todas as coisas vêm de "Um só". Aplicada à alquimia, isso significa que o microcosmo humano, onde o corpo, a alma e o espírito se encontram, está diretamente relacionado aos elementos, às estrelas, os planetas, à lua e ao sol, sendo todos espelhados dentro de cada pessoa como a "alma cósmica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...