13/08/2011

As árvores e a Humanidade

No Ocidente, as árvores são bastante associadas com o tempo e a continuidade histórica. Em todos os lugares, elas geralmente possuem associações mais fortes com a vida, a saúde e a potência. Os povos antigos faziam suas adorações em bosques sagrados, com seus troncos e coberturas de galhos, que, mais tarde se refletiram no desenho das igrejas.

As palavras "verdade" (truth) e "confiar" (trust) são derivas da antiga palavra inglesa para "árvore" (tree).

A árvore é vista como uma ligação entre este e o outro mundo em muitos sistemas de crenças espirituais e mitológicas. Este aspecto é conhecido como Árvore do Mundo, que seria uma árvore cósmica, simbolizando a principal reserva para as forças vitais e continuamente regenerando o mundo. Ela quase sempre representa o eixo do universo, conectando vários reinos; seus galhos seguram os céus, seu tronco fica preso no reino terreno e suas raízes descem até o submundo.

Em um de seus aspectos, a árvore do mundo é a árvore da vida ou da imortalidade. Ela é associada a um universo nutritivo e protetor do qual o elixir ou as recompensas da vida podem ser recebidas - um estado de graça do qual os seres humanos podem cair.

A prática de decorar árvores é encontrada em todo o mundo antigo. Na cultura cristã as sempre-vivas são usadas no Natal como símbolo da vida. Mas a variação moderna das árvores de Natal originou-se na Alemanha, onde os pinheiros eram enfeitados com maçãs e papéis coloridos. A tradição se tornou um ritual, referência à árvore do paraíso, mas suas raízes têm origem nos tempos romanos, quando os celebrantes na festa ao Deus Saturno usavam sempre-vivas para celebrar o nascimento de um novo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...