25/08/2011

MoBA - Museu de Arte Ruim

Compre o livro com as Melhores Obras
O Museu de Arte Ruim (MoBA - Museum of Bad Art) é um museu particular fundado em 1994, localizado aos arredores de Boston, no estado de Massachusetts. Seu objetivo declarado é "Celebrar o trabalho de artistas cujas obras não seriam apresentadas ou apreciadas em nenhum outro lugar." Sua coleção permanente inclui mais de 500 peças "de arte ruim demais para serem ignoradas" (art too bad to be ignored).

O MoBA foi fundado em 1994, depois que o antiquário Scott Wilson mostrou para alguns amigos, uma pintura que ele havia recuperado do lixo (Lucy in the Sky with Flowers), e eles o sugeriram que a pintura era tão ruim que dava vontade de exibir. Dentro de um ano, depois de diversas exposições realizadas em casas de amigos de Wilson, a demanda de amigos de amigos foi tanta que a exposição passou a exigir seu próprio espaço para a visualização. A partir daí o museu mudou-se para o porão de um teatro em Dedham, na Grande Boston.

Lucy in the Sky with Flowers - Artista Desconhecido
O co-fundador do MoBA explicou o raciocínio por trás da criação do museu: "Embora todas as grandes cidades do mundo tem pelo menos um museu dedicado ao melhor da arte, MoBA é o único museu dedicado à recolha e exposição do pior." Para ser incluído na coleção do MoBA, as obras dever ser originais e ter intenção séria, mas elas também devem ter falhas significativas, os curadores não estão interessados em exibir "kitsch" deliberadamente.

Desde o seu início o MoBA vem ganhando espaço na mídia. Ele é mencionado em dezenas de placas de estrada no caminho para Boston, já foi destaque em diversos jornais e revistas internacionais, e tem inspirado várias outras coleções ao redor do mundo, criando uma tendência de museus exibindo "a melhor arte ruim".

Spewing Rubik's Cubes - K. Koch
O museu tem sido criticado por ser anti-arte, mas os fundadores negam isso, e respondem que sua coleção é uma homenagem à sinceridade dos artistas que persistiram com sua arte e seguiram em frente, apesar do resultado não ter dado muito certo. De acordo com o co-fundador Marie Jackson, "Estamos aqui para celebrar o direito de um artista a falhar, gloriosamente".

Entre no site do MoBA e tenha acesso a diversas obras do que há de melhor da arte ruim. Para você, artista incompreendido, eles aceitam doações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...