06/08/2011

O Fogo e a Humanidade

O fogo é um símbolo de poder, fúria ou verdade divina e ainda de forças descontroladas da natureza causando destruição e renovação. Em muitas culturas mundo afora, o fogo está associado tanto à criação quanto ao apocalipse, brilhante no paraíso e ardente no inferno. O roubo do fogo é um tema simbólico que indica sua origem e seu valor para a humanidade. Este ato separa os seres humanos dos outros animais ao dominar uma força inalcançável para eles.

O fogo é utilizado pelos seres humanos para proteção, luz, aquecimento e também como foco para histórias, transes e estados de sonhos. É um elemento essencial de transformação para preparar alimentos, para rituais de iniciação e funerários e no direcionamento de processos físicos e espirituais da alquimia e da ciência. O fogo também é associado às emoções fortes, ao conflito e à guerra.

Os maias acreditavam que, criando um turbilhão de energias, poderiam abrir um portal para o mundo dos espíritos dos ancestrais, através do qual eles poderiam oferecer respeito e receber cura. Eles faziam uma fogueira sagrada desenhando um círculo de açúcar ao redor, e depois colocando resina, cedro, sálvia, alecrim, tabaco, lavanda, flores e finalmente chocolate e mel, representando a doçura da vida. O círculo era aceso acreditando que as ofertas seriam respondidas com bênçãos.

O Judaísmo considera o fogo um elemento fundamental que deve acompanhar todas as oferendas feitas a Deus e as fogueiras permanentes são mantidas acesas no altar do Templo. A imagem de um anjo do Senhor aparecendo para Moisés em um arbusto que está em chamas ilustra a crença hebraica de que o fogo significa a verdadeira comunicação com Deus.

Os primeiros fogos de artifício foram feitos na Dinastia Han Chinesa (206-220 a.C.) e foram originalmente para amedrontar os maus espíritos. Mais tarde, foram associados às orações para felicidade e prosperidade. Atualmente, quando muitos rituais de passagem já se perderam no esquecimento, os fogos de artifício são utilizados em exibições comoventes que marcam importantes eventos como por exemplo o Ano-Novo e o Dia da Independência dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...