01/08/2011

Identificando o Céu

Semana passada estive presente no Curso de Identificação do Céu, que o Planetário do Rio oferece três vezes ao ano. O curso é excelente, os dois professores possuem boa didática. As aulas são divididas em duas partes, a primeira é mais teórica, e apresenta noções sobre o nosso planeta e tudo que está a nossa volta, estrelas, planetas, cometas, constelações, galáxias, buracos negros, etc.

Constelação de Órion 
Mas a segunda parte que é o carro chefe do curso. Afinal assistir a uma aula sobre o céu, vendo estrelas serem projetadas na cúpula Carl Sagan é um momento que precisa ser muito bem aproveitado. Ver o céu com os desenhos das constelações sobre a sua cabeça torna mais fácil o reconhecimento da posição de cada constelação no céu, e dessa forma identificar as estrelas vira uma tarefa que vai além da memorização, passa a fazer sentido.

Ao final do curso os professores Fernando Vieira e Alexandre Cherman disponibilizaram uma pequena lista com sites interessantes para quem quer aprender mais sobre o céu que nos cobre todas as noites. Para acessar cada um basta clicar no título do link:

Além dessas super dicas na internet, e do conhecimento adquirido nas aulas do curso, o material que é entregue é de primeira qualidade. Um livro, escrito em parceria pelos dois professores, "O Céu: histórias e estrelas" de leitura rápida e fácil compreensão. E fica aqui o recado de que os próximos cursos que serão oferecidos pelo Planetário do Rio, certamente terá um post aqui indicando-o e garantindo que a qualidade dos cursos é alta, e o preço super acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...