27/06/2011

Márcia Tiburi e a sua Filosofia no Rock

O CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro -  está promovendo o debate Filosofia do Rock, de maio a novembro de 2011, com um encontro por mês - totalizando sete debates - sobre renomados artistas do rock internacional ou nacional relacionados com outros também renomados expoentes da filosofia contemporânea. A moderadora dos encontros será Márcia Tiburi, doutora na área, e contará com a presença de convidados do meio musical (Zélia Duncan, Thedy Corrêa e Nelson Motta).


A iniciativa não possui fins lucrativos, uma vez que a entrada é franca, com senhas sendo distribuídas uma hora antes do evento. Os debates têm como objetivo analisar os diálogos existentes entre a filosofia e um dos estilos musicais mais populares do mundo. Combinações como Bob Dylan e Walter Benjamin, Legião Urbana e Michael Foucault, Rolling Stones e as filosofias negativas chamam a atenção tanto dos fãs dos artistas quanto dos pensadores.

A primeira vista o evento muito me interessou. Convoquei amigos que também se interessaram pela temática e fui assistir ao debate sobre Bob Dylan e Walter Benjamin (grande expoente da Escola de Frankfurt). Me deparei com uma enorme fila à espera das senhas que seriam distribuídas. A demanda estava alta. Sala cheia, pessoas ao aguardo de desistentes no lado de fora, assim se iniciava o debate.

É então que somos apresentados à moderadora, Márcia Tiburi, e descobrimos que os debates foram por ela idealizados. Minha expectativa quanto ao seu entendimento sobre o tema ficou elevada. Entretanto, logo em seguida Tiburi soltou a seguinte frase: "Eu mesma não gosto muito de escutar música. Mas achei interessante propor esse debate. Para isso chamamos convidados do meio musical".

A expectativa caiu, mas foi ao ouvir Thedy Corrêa que tudo piorou: "Não sou nenhum profundo conhecedor das obras e vida do Bob Dylan..." e enquanto dizia isso folheava o livro do Walter Benjamin, o qual deve ter tentado ler semanas antes do debate.

A avaliação final foi abaixo do que era esperado, muito devido a falta de consistência dos assuntos abordados pelos dois personagens à minha frente. Mas o Indicador não se conteve e foi catucar no google algum artigo relacionado ao tema que lhe atiçou. E encontrou a Monografia  de Conclusão de Curso de Filosofia elaborada por Lucas Gurgel do Amaral Carleial, sobre A Filosofia de Nietzsche no Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...