18/10/2011

Porque a semana tem 7 dias?

A semana tem 7 dias porque são necessários sete dias , aproximadamente, para a Lua trocar de uma fase para a outra. Esta divisão era, ainda na Antiguidade, quase universal. Na Roma antiga era chamada Septmana - sete manhãs. Os babilônios talvez tenham sido os primeiros a utilizá-la. Eles deram como nomes desses dias os mesmos dos planetas que conheciam (os cinco planetas visíveis a olho nu que conhecemos hoje acrescidos do Sol e da Lua). Esta prática, muita antiga, foi adotada pelos romanos e outros povos europeus influenciados por estes.

*Em espanhol e em francês foi alterada a nomenclatura do domingo e do sábado; a justificativa é a mesma da língua portuguesa (ver adiante).
**Na língua saxã, Tiw, Woden, Thor e Friga representam os deuses correspondentes na mitologia nórdica a Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus. Esta língua influenciou - serviu de base - para as línguas inglesa e alemã.

Como podemos perceber pela tabela, os dias estão ordenados da seguinte maneira: dia do Sol, dia da Lua, dia de Marte, dia de Mercúrio, dia de Júpiter, dia de Vênus e dia de Saturno. Este origem atribui-se ao hábito, na Antiguidade, de dedicar-se cada hora e cada dia a um planeta que influenciaria esta hora ou este dia. Os planetas eram ordenados do mais afastado para o mais próximo; o planeta que influenciaria a primeira hora do dia era também o planeta daquele dia.

A língua portuguesa não dividiu os dias segundo o nome dos planetas, porque no começo do Cristianismo a Páscoa durava uma semana, sendo o trabalho reduzido ao mínimo possível e o tempo destinado exclusivamente a orações. Esses dias eram os feriaes, ou seja, feriados. Para enumerar os feriaes, começou-se pelo sábado, como os hebreus faziam. O dia seguinte ao sábado seria o feira-prima (domingo), depois seria o segunda-feira, e assim por diante.

O sábado origina-se de Shabbath, dia do descanso para os hebreus. O imperador Flávio Constantino (280-337 d.C.), após se converter ao Cristianismo, substituiu a denominação de Dies Solis ou Feria-prima para Dominica (dia do Senhor), que por sua vez foi adotada por povos latinos.

9 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...