15/07/2011

Você gosta de Fanta?

Você com certeza conhece a Fanta Laranja, o que provavelmente poucas pessoas sabem é a sua origem. A Fanta é um refrigerante da gigante empresa Coca-Cola, mas não foi inventada na sede americana da empresa, mas sim na sede alemã. Em plena Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo, a Fanta foi o refrigerente da Alemanha Nazista.

Durante toda a ascensão de Hitler ao poder, a repartição da Coca-Cola sempre esteve apoiando o então governante alemão. Tanto foi assim que a Coca-Cola GmbH (Alemanha) foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha. A associação da empresa com o nazismo era tão forte que, invariavelmente, sempre que uma revista local exibia uma fotografia do Führer na capa, a Coca-Cola  GmbH publicava um anúncio na contracapa.

Em 1941, a empresa já não podia mais importar dos Estados Unidos o xarope que continha os componentes 7X e Merchandise #5. Empreendedora como sempre, a empresa inventou uma nova bebida - dessa vez feita especialmente para os nazistas, batizada de "Fanta".

Inicialmente, a Fanta continha soro de leite, um subproduto do queijo, e fibra de maçã, mas os ingredientes variaram durante a guerra. Apenas em 1943, mais de 3 milhões de garrafas de Fanta foram vendidos na Alemanha nazista.

A história do nome do refrigerante é curiosa, pois foi escolhido em um concurso para os trabalhadores da fábrica da Coca na Alemanha, e era pedido que eles expressassem sua "Fantasie" (palavra em alemão que significa "fantasia"). Joe Knipp, um vendedor, gritou, "Fanta!" e foi o vencedor do concurso.  

Pra quem não acredita.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo post

    Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog.

    Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
    Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

    ResponderExcluir
  2. lol bom saber u.u ... ainda bem ki só tono refrigereco dolly ou convenção kkk

    ResponderExcluir
  3. a bayer desenvolveu o gás das câmaras, ferdinan porche criou o fusqueta, os caminhões eram mercedes...

    e daí?

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post, tô te seguindo, siga-me!
    http://dahoralinks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. muito bom ... porem n vai mudar nada em minha vida saber disso AISHaiush

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!

    Gostaria de vê-lo neste Agregador e rede social.

    http://migre.me/5fpHj

    Divulgue seu blog aqui também!

    ResponderExcluir
  7. Na Itália existe a Fanta Amara - Não tem quem tome, muito ruim.

    ResponderExcluir
  8. Aff,só pq eu tomo não quer dizer que eu apoie o nazismo.
    Aliás,eu repudio esse bosta que foi o Hitler.
    Ainda bem que já morreu esse FDP.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade a Fanta Laranja é uma variação da primeira Fanta criada, a Fanta Maçã, que foi inventada na Alaemanha Nazista, sob as ordens de Hitler. A indústria de alimentos alemã jogava fora, em excesso, bagaço de maçã, desta forma, descobriram uma utilização para o que antes era lixo.

    ResponderExcluir
  10. e dai????? eunum tomo essa bosta mermo!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...