15/07/2011

Você gosta de Fanta?

Você com certeza conhece a Fanta Laranja, o que provavelmente poucas pessoas sabem é a sua origem. A Fanta é um refrigerante da gigante empresa Coca-Cola, mas não foi inventada na sede americana da empresa, mas sim na sede alemã. Em plena Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo, a Fanta foi o refrigerente da Alemanha Nazista.

Durante toda a ascensão de Hitler ao poder, a repartição da Coca-Cola sempre esteve apoiando o então governante alemão. Tanto foi assim que a Coca-Cola GmbH (Alemanha) foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha. A associação da empresa com o nazismo era tão forte que, invariavelmente, sempre que uma revista local exibia uma fotografia do Führer na capa, a Coca-Cola  GmbH publicava um anúncio na contracapa.

Em 1941, a empresa já não podia mais importar dos Estados Unidos o xarope que continha os componentes 7X e Merchandise #5. Empreendedora como sempre, a empresa inventou uma nova bebida - dessa vez feita especialmente para os nazistas, batizada de "Fanta".

Inicialmente, a Fanta continha soro de leite, um subproduto do queijo, e fibra de maçã, mas os ingredientes variaram durante a guerra. Apenas em 1943, mais de 3 milhões de garrafas de Fanta foram vendidos na Alemanha nazista.

A história do nome do refrigerante é curiosa, pois foi escolhido em um concurso para os trabalhadores da fábrica da Coca na Alemanha, e era pedido que eles expressassem sua "Fantasie" (palavra em alemão que significa "fantasia"). Joe Knipp, um vendedor, gritou, "Fanta!" e foi o vencedor do concurso.  

Pra quem não acredita.

10 comentários:

  1. lol bom saber u.u ... ainda bem ki só tono refrigereco dolly ou convenção kkk

    ResponderExcluir
  2. a bayer desenvolveu o gás das câmaras, ferdinan porche criou o fusqueta, os caminhões eram mercedes...

    e daí?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post, tô te seguindo, siga-me!
    http://dahoralinks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. muito bom ... porem n vai mudar nada em minha vida saber disso AISHaiush

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post!

    Gostaria de vê-lo neste Agregador e rede social.

    http://migre.me/5fpHj

    Divulgue seu blog aqui também!

    ResponderExcluir
  6. Na Itália existe a Fanta Amara - Não tem quem tome, muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. Aff,só pq eu tomo não quer dizer que eu apoie o nazismo.
    Aliás,eu repudio esse bosta que foi o Hitler.
    Ainda bem que já morreu esse FDP.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade a Fanta Laranja é uma variação da primeira Fanta criada, a Fanta Maçã, que foi inventada na Alaemanha Nazista, sob as ordens de Hitler. A indústria de alimentos alemã jogava fora, em excesso, bagaço de maçã, desta forma, descobriram uma utilização para o que antes era lixo.

    ResponderExcluir
  9. e dai????? eunum tomo essa bosta mermo!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...