16/09/2011

A personalidade de uma Moto

Uma das medidas de lealdade a uma marca é a porcentagem de clientes que tatuam o símbolo da marca no próprio corpo. De acordo com esse critério, a Harley-Davidson tem a maior lealdade em relação a qualquer marca do mundo. Na realidade, a tatuagem mais popular nos Estados Unidos é o símbolo da Harley-Davidson.

Muitos dos proprietários, consideram a Harley-Davidson um bem importante em suas vidas e identidades. Mais de 250 mil desses proprietários pertence a uma das quase 800 agremiações regionais do Harley Owners Group (HOG) - o grupo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson. Os sócios do HOG recebemum boletim bimestral e participam de reuniões semanais ou mensais, bem como das caravanas motociclísticas patrocinadas pelos revendedores.

A grafia HOG, em inglês, trás consigo um trocadilho. Hog significa 'porco' em inglês, e os donos de Harleysorgulham-se de sua aparência quase meio desleixada e agressiva. Na gíria americana, um hog é a antítese de pig, que também se traduz como 'porco', mas é a designação pejorativa dada aos policiais.

A Harley-Davidson é muito mais do que uma motocicleta; é uma experi~encia, uma atitude, um estilo de vida e um veículo para se expressar quem se é. Uma das imagens mentais da Harley, aquela de uma moto sozinha na estrada infindável em alguma parte da vastidão da América, expressa claramente a individualidade inflexível e a liberdade pessoal.

Embora a Harley-Davidson tenha mantido uma personalidade de marca consistente, baseada em grande parte em associações com o herói popular americano 'machão' do Velho Oeste, a empresa teve sucesso na ampliação do imaginário de seus usuários quando se baseou no valor da liberdade. Um bom exemplo dessa propagação da imagem da Harley-Davidson é o filme "Easy Rider" (Sem Destino, o título aqui no brasil) de 1969, e que contava com os sensacionais Jack Nicholson e Peter Fonda no elenco principal.


Este filme marcou época nos cinemas, e principalmente, marcou uma geração. Esta produção foi a precursora da categoria dos Road Movies. O roteiro apresenta reflexos dos livros de Jack Kerouac (principalmente o clássico "On The Road"), um dos principais autores da geração Beat estadunidense. Proposta de identidade que tinha tudo a ver com o que a Harley-Davidson queria para rejuvenescer a sua marca.

9 comentários:

  1. Todo blogueiro que assiste o filme do Easy Rider faz um post a respeito. O Filme realmente merece. Ótimo.
    Lembro da frase do Pulp Fiction: -Não é uma moto, é uma Harley.

    ResponderExcluir
  2. A vida muda muito depois que você compra uma moto grande, não digo CG essas motinhas que o pessoal usam para trabalhar, mais sim as motos para passeios, qualquer uma da Harley..
    Claro que precisa ser Custom.. o legal é que o pessoal que curte esse tipo de moto tem um gosto musical muito bom, então geralmente são interessantes..

    ResponderExcluir
  3. as mulheres ficam lindas andando de HD, muito ao contrario de meninas com motos esportivas que usam roupas de prostitutas, ou aquelas que comprar uma ninjinha 250 e acha que é motona..

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, muito interessante o que você disse, sobre todo blogueiro que vê o filme Easy Rider e fica na vontade de fazer um post sobr eo filme, que realmente é muito bom.

    Mas no meu caso foi diferente. Estou fazendo uma pôs em Brand Equity na ESPM, e meu professor de Gerenciamento de Marcas sempre cita o exemplo da Harley Davidson, sendo que eu já tinha visto o Easy Rider anos atrás, mas a cena de abertura sempre me marcou muito.

    Ouvir ele discursar sobre a construção de toda a identidade, personalidade e a proposta de valor da HD, me inspirou a escrever este post. Espero que tenha ficado bem instrutivo e dinâmico, ao contrário do que são as aulas, até por isso inseri o vídeo com as cenas do Easy Rider, que na minha opinião foram muito importantes para a construção da personalidade da HD, por ser uma marca americana em um mercado saturado por marcas japonesa.

    A HD do Jack Nicholson é envolvida com a bandeira americana, certo? Alguém aqui acha que foi acidental, esta referência a Harley-Davidson ser a moto dos EUA? Eu não tenho.

    ResponderExcluir
  5. jack nicholson ?????? é dennis hopper !!!! Que mancada hein !!!! visite rascunhosdoadnilson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pode crer Adnilson, falei merda mesmo. É o Dennis Hopper. Jack Nicholson só faz uma ponta no filme.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um colega que não se toca do ridículo de posar de bad boy numa Ninjinha 250 verdinha... patético!

    ResponderExcluir
  8. Irmão, porque tanto preconceito com a Ninja 250(Ninjinha)? Adoro moto custom, porem ainda não cheguei no nível de comprar uma e vou de ninjinha mesmo...

    ResponderExcluir
  9. opa é o peter fonda na moto da bandeira americana, não é nem o jack nicholson, nem o dennis hopper.. rss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...