30/07/2011

Revolução, Revolución, Revolution, Rivoluzione

A revolução - do latim revolutìo,ónis: ato de revolver - é mundialmente conhecida apenas pelo cunho político da palavra, onde seu significado seria "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais."

Entretanto, este vocábulo possui significados mais amplos, que vão além do que imaginamos. Por exemplo, a mesma palavra apresenta no Dicionário Houaiss um significado que é datado do século XV - muito antes da "épocas das revoluções" - que designa "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina".

Além disso tudo, o significado desta palavra para as ciências exatas, é de certa forma muito distinto do significado utilizado pelas ciências humanas. Onde fisicamente falando, revolução é um movimento completo de uma figura em torno de um eixo ou de um centro: podemos dar como exemplo a revolução de um planeta ao redor do Sol.

Portanto, a mesma palavra, REVOLUÇÃO, que pode significar uma transformação radical de conceitos para as ciências humanas, ao mesmo tempo em que para as ciências exatas significa um movimento cíclico, onde mudanças podem ocorrer, mas que ao final tudo volta para o mesmo ponto de partida. Evolução ou rEvolução, não se engane pois tudo termina da mesma forma com que começou, voltando para o seu Ponto de Equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...