04/10/2011

Filósofos Alquimistas

A Alquimia é considerada uma das mais antigas ciências da humanidade e que deu origem a diversas outras. E é por isso que é impossível classificá-la apenas como uma única ciência, uma vez que nela se inclui diversos elementos místicos e filosóficos, além de uma rica linguagem simbólica, características que foram implementadas por uma de suas vertentes, a química.

A prática da Alquimia na China era ligada ao Taoísmo, ensinamento filosófico-religioso chinês (ver o livro: O Tao da Física). Na Índia, era associada à filosofia védica e, no Antigo Egito, ao deus Thoth, divindade associada à figura lendária de Hermes Trimegisto.

Ainda no Egito, na cidade de Alexandria, a Alquimia recebeu influência da filosofia neoplatônica, que se baseava no conceito de que a matéria, apesar de múltiplas aparências, era formada por uma substância única.Esta seria a justificativa para a transmutação almejada pelos alquimistas através da fusão dos quatro elementos fundamentais da Antiguidade: fogo, ar, água e terra.

Independente de qualquer coisa, a Alquimia floresceu realmente por volta do século VII, ocasião em que os povos árabes invadiram o Egito e traduziram o grande acervo de obras para os idiomas árabes e sírios. Por volta do século X, os muçulmanos introduziram a Alquimia na continente europeu através da Península Ibérica (durante o período da ocupação Moura).

Entre os alquimistas mais célebres da história, destacam-se os filósofos Tomás de Aquino e Francis Bacon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...