21/10/2011

Fahrenheit 451 - Livro pro Fds

Em 1933, quando os nazistas queimaram em praça pública livros de escritores e intelectuais como Marx, Kafka, Thomas Mann, Albert Eistein e Freud, o criador da psicanálise fez o seguinte comentário: "Que progressos estamos fazendo. Na Idade Média, teriam queimado a mim; hoje em dia, eles se contentam em queimar meus livros".

Fahrenheit 451 goi publicado em 1953, mas sua ação se passa num futuro não muito distante dessa época. No enredo não há nada de futurista  em sua paisagem; não há grandes aparatos tecnológicos ou qualquer clichês do gênero. Um destaque narrativo é que as casas são à prova de combustão, por isso, os bombeiros desempenham agora uma nova função: atear fogo.

Este livro do fabuloso escritor Ray Badbury, se encontra nas categorias das distopias. Em geral associadas ao gênero da "ficção científica", as distopias são a descrição de um lugar fora da história, em que tensões sociais e de classe estão aplacadas por meio da violência ou do controle social. Como o próprio nome já diz, a distopia é o contrário da utopia, ou seja, uma "utopia negativa".

Este clássico de Ray Bradbury foi filmado pelo genial diretor francês François Truffaut em 1966, com Oscar Werner no papel principal, Fahrenheit 451 é não só uma crítica à repressão política mas também à superficialidade da era da imagem, sintomática do século XX e que ainda parece não esmoecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...