02/08/2011

Homem Vitruviano e a Divina Proporção

Livro sobre o Número de Ouro
Leonardo Da Vinci era amigo do frade Luca de Pacioli, ilustre matemático em Milão, quando viviam sob a proteção de Ludovico Sforza. Nessa época, Pacioli ensinou Matemática na corte e aprofundou antigos conhecimentos sobre As Divinas Proporções, que partilhou com Da Vinci. A obra prima do matemático, Suma de Arithmetic Geometria et Proportionalitá, surgiu em 1494, contendo os princípios básicos da álgebra e tábuas de multiplicação até 60x60, recurso muito útil na época.

Nesse trabalho, Luca explorou as propriedades da "Divina Proporção", um conhecimento da antiguidade, e a sua importância na Arte, Arquitetura e Matemática. A "Divina Proporção", também chamada de "Razão Áurea" e "Número de Ouro", é a mais agradável proporção entre duas medidas. Ela é uma constante real algébrica irracional, presente na Natureza, no Corpo Humano e no Universo. Conhecido como número Phi(fi), com valor 1,618... está presente no mundo por uma razão matemática existente na natureza.


Da Vinci, como amante da ciência e do estudo do corpo humano, teria associado o antigo conhecimento ministrado pelo frade Picoli ao corpo humano. Acredita-se também que o Leonardo tenha se aprofundado no tema com os estudos de Marco Vitruvio Polião, antigo arquiteto romano do século 1 a.C., que apresentou em sua obra Os dez livros de Arquitetura, entre outras coisas, o conceito da divina proporção do corpo humano. A obra de Vitrúvio foi copiada no final da Idade Média, início do Renascimento.

Homem Vitruvino - Da Vinci
E durante o Renascimento, uma série de estudiosos e pesquisadores passaram a analisar e interpretar o seu estudo, sendo o mais famoso o de Leonardo da Vinci, O Homem Vitruviano. Consta que Vitrúvio teria tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e de um círculo, mas suas tentativas foram infelizes.

Foi apenas com Da Vinci que o encaixe se sucedeu de forma perfeita. O seu desenho é também considerado como simetria básica do ser humano e, para extensão, para o universo como um todo. Fato interessante é observar que a área total do círculo é igual a do quadrado, sendo esse desenho considerado um algorítimo matemático para calcular o valor do número irracional Phi (1,618).

Um comentário:

  1. O livro apresentado na ilustração não trata da história do número de ouro. Ele é a histório do número de Euler (outra coisa)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...