05/07/2011

Legião Urbana e Michael Foucault

Nesta quarta-feira (06.07) às 18:30 estará ocorrendo o terceiro encontro do debate Filosofia no Rock no CCBB, desta vez tendo como tema a relação entre as composições de Renato Russo com a Legião Urbana e os pensamentos do sociólogo e filósofo Michael Foucault

Pela segunda vez, o IndicadorOculto estará presente em mais este debate. O último, que foi o motivo do post Márica Tiburi e a sua Filosofia do Rock, que por sinal foi uma crítica negativa. Entretanto, como a proposta dos encontros é muito boa, darei mais esse voto de confiança, e talvez sabendo em termos o que me espera - uma filósofa que se diz não gostar de música, mas se dispõe a debater sobre - o resultado seja positivo. Esperança é tudo!

No folheto entregue no último encontro diz o seguinte sobre este de quarta-feira: 

"Legião Urbana é uma banda de música filosófica em um país musicalmente rico e filosoficamente pobre. Surgindo no período da abertura política após a ditadura, mas sob as amarras da ditadura que ainda alicerçam a cultura. Legião Urbana foi a expressão de um grito de dor, ao mesmo tempo que de um outro desejo.

Junto de Cazuza e outros músicos de sua geração, Legião foi a manifestação mais forte da autoconsciência jovem, de sua melancolia, da violência simbólica na qual jovens foram submetidos por décadas. A crítica do cinismo próprio ao poder, as imagens da desigualdade social urbana e dos jogos de poder burgueses como a família, a amizade e a religião fazem o diálogo entre Legião Urbana e a obra crítica do inventor da microfísica do poder e da biopolítica que revolucionaram a percepção das relações humanas na segunda metade do século XX."

Vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...