Você que é fã de Hellblazer, com certeza já sabe. Neste mês de Setembro chegou às bancas o Volume 1 de uma das HQ's mais emblemáticas do selo Vertigo, John Constantine, Hellblazer. O título é Pecados Originais, são quase 180 páginas, reunindo 6 capitulos das versões originais, a capa é em brochura e a promessa é de uma edição por mês. Mandaram bem Panini!
Dizem que em 1986, enquanto devorava um sanduíche, Alan Moore olhou de relance e viu um homem de sobretudo. Esse homem então piscou um olho para Moore e sumiu. Parecendo que sabia que estava destinado a se tornar mais do que um mero coadjuvante, a criatura havia encontrado seu criador e deixado uma coisa clara: seria um protagonista.
A missão de tirá-lo da condição de secundário e torná-lo um personagem principal coube a Jamie Delano - segundo consta, indicado pessoalmente por Moore - que recebeu a tarefa de imaginar e povoar o universo de John Constantine. Ao lado do artista John Ridgway - que deu forma e cores a esse sombrio universo -, Delano estabeleceu uma vasta mitologia ao redor do personagem, criou coadjuvantes que estabeleceram e o acompanham até hoje e definiu o tom do título que é o mais longevo da Vertigo.
A abordagem de Delano não foi nada ortodoxa. Misturando assuntos polêmicos e do mundo "real" como economia, a Guerra do Vietña, racismo e a política da Inglaterra de seu tempo (final da década de 80), com temas sobrenaturais, idas ao inferno, negociatas de almas e fantasmas, Delano estabeleceu uma abordagem que ajudou a fixar o tom de toda uma geração de roteiristas que seguiram seus passos.
Mesmo passados mais de vinte anos desde que trabalhou em Hellblazer, a influência de Delano segue e continuará viva enquanto Chas ajudar John, enquanto Gemma tentar seguir os passos do tio e enquanto um mago encapotado cruzar Londres ao sabor do destino com um sorriso sarcástico (e talvez um cigarro aceso) em seus lábios...
Esse é John Constantine, o trapaceiro, o malandro, o ladrão, o Mago... a estrela de Hellblazer, a série mais longeva da Vertigo, que contabiliza mais de 250 edições. O personagem já deixou sua marca por todo o Universo DC ao longo desses mais de vinte anos, tendo se tornado a grande referência em quadrinhos de terror e mistérios adultos.
Bem-vindo a um Mundo Maldito... um mundo assombrado por magia negra, demônios e fastasmas de erros do passado - o mundo de John Constantine.
Ps.: Se você viu o filme, lançado em 2005, com Keanu Reeves como John Constantine (nada a ver com o loiro estilo Sting dos quadrinhos) fique certo, você não sabe nada sobre esta história.