20/09/2011

A história se repete

Complete o formulário abaixo seguindo três regras simples. Nos espaços antecedidos pela letra "X", preencha o nome de algum país pobre ou remediado. Nas lacunas acompanhadas de "Y" e "Z", insira o nome de nações ricas do hemisfério Norte. Para os demais espaços, escolha uma das opções fornecidas entre parênteses ou alguma de sua preferência.

A história do país X ________.

A história do país X _______ iniciou-se com o povoamento de grupos nômades provenientes do ____ (norte, sul, leste, oeste). Durante alguns milhares de anos, esses povos se espalharam por quase todo o território, sobrevivendo à base da agricultura rudimentar e da coleta de ____ (peixes, frutas), por meio de um sistema ______ (igualitário, sustentável).


No século ____, porém, essas tribos foram conquistadas por poderosos exploradores do império Y ______, que passaram a se usufruir do trabalho dos nativos, criando um sistema de exploração colonial. Em troca de pequenas manufaturas, os nativos forneciam aos estrangeiros uma série de matérias-primas essenciais para a crescente industrialização do império. 


Séculos depois, X _______ conquistou sua independência, mas manteve os laços de dependência econômica no âmbito da sociedade mercantilista. O revolucionário __________, homem de grande coragem, esperança e bigode, tentou livrar o país da pujança econômica internacional e diminuir as contradições inerentes ao capitalismo.


No entanto, seus ideais feriam os interesses da elite ______ (rural, escravistas, mercantil, burguesa) e também de um novo país, Z ______. Esta nação buscava expandir seu mercado consumidor e apoiou covardemente o massacre aos rebeldes promovido por Y_______. Em consequência de tantos séculos de opressão, X _______ vive hoje graves problemas sociais e econômicos.


Existe um esquema tão repetido para contar a história de alguns países que basta misturar chavões, mudar datas, nomes de nações colonizadas, potências opressoras, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola e, na mesa do bar, dar uma de especialista em todas as nações da América do Sul, África e Ásia. As pessoas certamente concordarão com suas opiniões, os professores vão adorar as respostas.

(Texto de Leonardo Narloch, 2009)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...