23/09/2011

Ubik - Livro pro fds

Versão brasileira
Em uma sociedade futurista, sofisticada e funcional, os mortos não morrem totalmente. São mantidos em meia-vida e podem se comunicar com os vivos, enquanto aguardam sua próxima encarnação. Em uma missão na Lua, algo terrível acontece. Uma cilada. E a morte de um personagem importante. Após isso, fragmentos da realidade vão transmigrando para o passado. O mundo parece se desfazer. A história retrocede.

Para evitar a completa deterioração de seu mundo e de si mesmo, Joe Chip tenta compreender o esfacelamento da realidade que o cerca e as forças contraditórias que agem sobre ela. Essa jornada desesperada encontra seu fim (ou seu começo?) em uma substância redentora capaz de inverter esse processo, e que é ironicamente apresentada sob a forma de um spray.

Ao mesmo tempo em que enreda brilhantemente à sua trama temas como morte, reencarnação e salvação, Ubik intriga ao questionar a verdadeira natureza da realidade, a frágil linha que separa lucidez e loucura, além de ser uma crítica sarcástica à sociedade de consumo. Como nos outros trabalhos ficcionais de Philip K. Dick, o ambiente futurista é mero cenário por onde transitam personagens em permanente conflito com seu mundo e com sua humanidade.

Versão estrangeira
Em 2005 este livro foi considerado um dos cem melhores romances em língua inglesa pela revista Time, esta incitante comédia metafísica sobre morte e salvação traduz plenamente o universo movediço de Dick: um mundo onde verdades nunca são totalmente definitivas; onde o real e o irreal se misturam constantemente, alterando a percepção de seus personagens e de seus leitores.

Fique tranquilo, o que eu contei da história é apenas um panorama geral, a trama vai mais além. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...