02/09/2011

Deuses Americanos - Livro pro fds

"Deuses Americanos" é um dos livros mais vendidos do consagrado autor-roteirista de romances e HQ's, Neil Gaiman, autor da cultuada (merecidamente) série SANDMAN. Seu lançamento em 2001 foi muito bem aceito por crítica e público, afinal o escritor manteve seu estilo de escrita, onde cada detalhe da história tem uma importância, onde nenhuma aresta fica sobrando no final porque o enredo é bem redondo, tudo vai se encaixando com o passar das páginas. E outra marca registrada do autor são os temas abordados.

A proposta do livro é apontar que nos Estados Unidos existe uma infinidade de deuses, mas nenhum deles é americano (estadunidense) de fato, uma vez que na época em que as mitologias eram culturalmente a resposta para as perguntas da vida, os Estados Unidos não existiam. Sua nação é composta por imigrantes, ou descendentes dos índios americanos.

A questão da existência de tantos deuses é porque cada cultura diferente que se instalou em solo americano, trouxe com si suas crenças, religiões, hábitos de festejar a vida, ou seja, na mesma embarcação que vieram milhares de imigrantes, estava trazendo também outros milhares de deuses. E é nessa proposta de realidade que o enredo do livro se desenvolve.

O simpático personagem principal, que tem o nome de Shadow (Sombra em inglês), é um presidiário que está as vésperas de cumprir sua pena, mas ao sair da prisão se descobre envolvido num turbilhão de acontecimentos que não lhe restam escolha a não ser aceitar o emprego oferecido por um enigmático senhor Wednesday, e é assim que a história começa.

Tão perturbador quanto divertido, Deuses Americanos é uma viagem caleidoscópica e sombria que vai fundo nos mitos e  cruza o mundo atual de maneira, ao mesmo tempo, misteriosamente familiar e completamente estranha. Este trabalho de magia literária só poderia ser elaborado pelo monstro da literatura ficcional que é Neil Gaiman, um gênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...