11/08/2011

Quanto a imortalidade

A imortalidade, no fundo, não passa de um tempo indefinido: é uma vida que não acaba de terminar. A imortalidade, ao dar mais vida, é simplesmente uma negação da morte, uma vez que a eternidade supõe, positivamente, uma maneira diferente de se relacionar com o tempo. Não se trata de viver indefinidamente, mas de viver diferentemente. A eternidade não propõe uma diferença de quantidade, mas de qualidade.

Não é o tempo que muda, é você que muda de relação com o tempo. A imortalidade não lhe dá senão mais tempo, a eternidade lhe dá o tempo, lhe dá verdadeiramente o sentimento de durar. não mais melhor. E o melhor é que nesta vida, podemos provar do gostinho da eternidade. Uma vez que a primeira experiência de eternidade que podemos fazer enquanto vivos é compreender alguma coisa.

Num livro, lemos coisas que não mudam com testes. Há mais inteligência em um poema do que dentro de uma máquina, por mais sofisticada que esta seja, pois utilizá-la não ensina nada; ao passo que aprender um poema de cor, como indica essa bela expressão, dá forma humana àquele que o faz. Apenas o eterno nos forma. E o conteúdo de um livro é eterno. Apenas as ideias são capazes de serem eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...