12/07/2011

Cinema e os sentimentos

O cinema é um artefato cultural, criado por determinadas culturas, e por isso refletem as mesmas, e por sua vez, as afetam também. O cinema é considerado mundialmente como uma importante forma de arte (a sétima arte de acordo com o Manifesto das Sete Artes), com grande potencial de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Afinal, os elementos visuais e sonoros dão aos filmes um poder de comunicação universal.


Ver um filme é fazer uma experiência real, onde experimentamos afetos e paixões correspondentes. Estamos sentados, expostos ao encadeamento das imagens e sons do filme e, influenciados por esse encadeamento, não podemos senão formar os sentimentos correspondentes a essas imagens.

Aparentemente estamos numa situação passiva, mas, eis o paradoxo, entramos em relação com as ações de um corpo que não é o nosso cujos afetos podemos sentir. Isso não é uma ilusão. A imitação de sentimentos tem como efeito a realidade dos sentimentos. Esteja ou não a coisa realmente presente, isso não muda nada no efeito que ela tem sobre nós. Não estarmos efetivamente no filme não muda nada o efeito real que o filme exerce sobre nós.

O cinema, portanto, engendra no espectador pensamentos que não correspondem diretamente ao seu corpo, mas que ele forma efetivamente, graças à imitação de sentimentos. Uma vez que tudo que acontece no corpo produz-se igualmente na alma ou produz nela alguma coisa de real: uma ideia. A ficção nos fomenta ideias que formamos desavisadamente, pensamos sem refletir, experimentamos outra vida, ou outro modo de existência.

2 comentários:

  1. ótima postagem, adoro cinema e sempre que estou chateada(não somente), primeira coisa que penso é em ir ao cinema sózinha.
    Nos transportamos mesmo para uma outra história, que não a nossa, saimos da realidade ou até nos identificamos com ela, ou sonhamos, refletimos...
    Além de ao mesmo tempo visitar outros lugares no mundo.Aprimorar um idioma também.
    Cinema é uma das mais belas artes.

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Ir ao cinema é uma verdadeira viagem. É sonhar de olhos abertos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...