18/08/2011

O Mundo dos Xamãs

A antiga tradição do Xamanismo é a entrada do indivíduo em estados alterados de consciência para visitar outros níveis de realidade, a partir dos quais ele possa extrair ensinamentos, curas e visões para sua comunidade. Com suas origens no período Paleolítico, o Xamanismo é encontrado nas raízes de muitas das principais religiões do mundo e em facções de muitas outras.

A palavra saman vem do povo Tungus, da Sibéria, e significa "aquele que sabe". Os xamanistas são adeptos do transe, um estado alterado e de êxtase no qual acreditam deixar seus corpos, subindo ao céu em um "voo mágico" ou descendo ao submundo, para se encontrar com os ancestrais e comungar com os espíritos da natureza. A tarefa do xamã é fazer as ligações entre os níveis ou mundos (mundo superior, a terra intermediária e o submundo) existentes na sua cultura.

Para muitos xamãs, existe uma relação direta entre eles e o mundo natural. Um xamã cigano fala da terra como se fosse sua mãe e das plantas, dos animais, do sol, da lua e das estrelas como se fossem seus parentes, com os quais se comunica para obter orientação. Tudo na natureza se torna, então, uma forma de simbolismo vivo. Um sonho com uma águia, por exemplo, pode ser um convite para uma visão imparcial, com atenção redobrada.

Atualmente, o Xamanismo tradicional é pouco praticado, mas uma onda de interesse está surgindo no Ocidente, inspirada na ligação, de Jung com suas ideias sobre o "inconsciente coletivo" e por uma crescente identificação da importância de viajar entre diferentes mundos ou estados. Alguns psicólogos observam também uma conexão direta entre as realidades paralelas do xamã e a relação entre o sonho e a realidade diária.

2 comentários:

  1. apesar de eu não concordar c/ isso, acho isso muito interessante de alguns indigenas, isso indica que eles tem um tipo de orientador espiritual, igual aos pastores das igrejas evangelicas, parabens pelo post! @john_farias

    ResponderExcluir
  2. esquecer que todos nós viemos da mesma força criadora é margear a inteligencia divina ,qual será o verdadeiro sentido da palavra realidade...não acreditar em novos caminhos ou realidades alternativas , postergamos o direito de ter consciencia de quem somos e quem é nosso criador...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...