19/07/2011

As diferentes formas da Cruz

Ankh - Cruz egípcia
Na cultura ocidental, a cruz se tornou quase que inseparável do Cristianismo; contudo ela é um dos símbolos mais velhos e de significados mais abrangentes. A cruz pode ser encontrada nas antigas civilizações da China, Egito e América Central e é um símbolo frequente na arte africana além de aparecer em porcelanas, joias e moedas celtas. É considerada um dos quatro símbolos básicos como o ponto, o círculo e o quadrado, com os quais também está relacionada.

A cruz cria uma totalidade. Sua intersecção de duas linhas pode ser vista como a união do princípio masculino (vertical) com o princípio feminino (horizontal). Os dois eixos também representam as dimensões de tempo e espaço, matéria e espírito, corpo e alma. O cruzamento de linhas horizontais com verticais é a base de uma "pessoa feita de linhas", uma das representações mais básicas da figura humana, encontrada na arte de rochas pré-históricas e nos desenhos infantis.

Cruz Celta

Quando a cruz é colocada dentro de um círculo, ela se torna uma cruz solar ou disco de sol. Os celtas combinaram a cruz e o círculo em um padrão característico que originalmente tinha ligações com a fertilidade - a cruz representando o poder gerador masculino e o círculo, o feminino. Com o passar do tempo a cruz celta foi usada como símbolo cristão para representar a união do Céu e da Terra. 



Há uma discordância sobre o tipo de cruz que foi usada para a crucificação de Cristo. Muitas imagens antigas mostram Cristo pendurado em uma estrutura em forma de Y ou uma cruz em forma de T. Para os primeiros cristãos as três direções da cruz em T (cruz de Tau), estavam relacionados à Divina Trindade. Com o passar do tempo a cruz latina, a atual, se tornou o símbolo central do Cristianismo. Para os cristãos,  o crucifíxo é um símbolo seminal que representa a morte de Cristo, a ressurreição, a vitória do espírito sobre a matéria e a redenção da humanidade.


A palavra em sânscrito svastika significa "bem estar" e, na índia a suástica é um símbolo de fertilidade e boa sorte. Ela aparece bastante em toda a Ásia, tanto em contextos seculares quanto religiosos. Essencialmente, a suástica é uma cruz em espiral, com os ângulos na extremidade de cada braço sugerindo uma faixa de luz conforme ela gira.


Dizem que, se for girada no sentido anti-horário, ela representa o princípio feminino e, no sentido horário, o masculino. A suástica no sentido anti-horário aparece no Budismo, no Taoísmo e nas culturas dos nativos americanos. Contudo, no mundo ocidental moderno, o símbolo é associado ao antissemitismo por causa da adoção da suástica (no sentido anti-horário) como o símbolo principal do partido alemão nazista.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...