19/07/2011

70 anos de Bob Dylan

Esse ano não é o Bob Dylan quem faz setenta anos, mas o mundo que faz 70 anos de Dylan. Por isso farei essa homenagem inspirado em uma matéria da revista Noize - junho de 2011 - que mostra um pouco do mundo segundo a cabeça do artista e como suas interpretações dos fatos resultaram em músicas.

O herói folk Woody Guthrie sofreu de Mal de Huntington até sua morte em 1967. Dylan visitou o ídolo algumas vezes no início da década. Em um dos encontros, teria ouvido o conselho: "O importante são as letras. Pegue uma música, cante alto quando eles cantam baixo, cante rápido quando cantam devagar, e você tem uma nova canção."

Quando lançou seu primeiro disco, o homônimo de 1962, Dylan já conhecia Woody Guthrie pessoalmente. "Song to Woody" é, ao mesmo tempo, homenagem e cópia de uma música do ídolo, "1913 Massacre". Aprendeu bem a lição.


Nos anos 60, o vigor revolucionário tomava os ânimos e inspirava mudanças sociais. As pessoas começaram a se fazer ouvidas e a lutar pelo que pensavam ser justo. Com seus versos curtos e diretos, "The Times are A-Changing" se tornou um hino dos jovens sessentistas. Arquétipo da música de protesto, ela parece transmitir perfeitamente o espírito da época. Em Biograph, Dylan fala sobre a melodia: "Eu sabia exatamente o que eu queria dizer e para quem eu queria dizer." 



Na música "Too Much Monkey Business" (1956), Chuck Berry, um dos avós do rock eletrificado, descreve com a fala acelerada a rotina de um frentista: "Workin' in the fillin' stational/ Too many tasks/ Wipe the windows/ Check the tires/ Check the oil/ Dollar gas!" Em 1965 Dylan grava "Subterranean Homesick Blues" onde importa de Berry não apenas a guitarra, mas o ritmo e o estilo da narrativa: "Ah, get born/ keep warm/ Short pants/ romance/ Learn to dance/ get dressed/ get blessed/ Try to be a success/ Please her/ Please him/ buy gifts/ Don't steal/ don't lift".

Em meio aos swinging 60's, os traficantes foram apelidados de Tambourine Men. Portadores do espírito libertário, eles foram louvados em mais de uma canção. Alguns trechos de "Mr. Tambourine Man" de 1965, como quando Dylan canta "take me on a trip upon your magic swirling ship", sugerem que ele escrevia a respeito de algo místico. Há especulações que o clima fosse evocado pelas substâncias que o próprio cantor consumia.

A palavra "Rolling Stone" aparece na música pop pela primeira vez em "Lost Highway", de Leon Payne. A música começa com a frase "I'm a rolling stone/ all alone and lost". Ritchie Vallens gravou "La Bamba" em 1958, a música é uma releitura de uma canção folclórica mexicana - e maior sucesso do cantor. No documentário Don't Look Back, Dylan aparece cantando a música de Leon Payne poucos dias antes de compor "Like a Rolling Stone". Musicalmente, a canção tem muito de "La Bamba", de Ritchie Vallens. 
  

Rubin "Hurricane" Carter era um pugilista americano de sucesso até ir para a cadeia em 1966, acusado de ser uma das pessoas responsáveis por matar duas pessoas a tiros, no Lafayette Bar, em New Jersey. "Hurricane" foi lançada por Dylan em 1975. São 8 minutos e 30 segundos em protesto ao que Dylan e o co-autor Jacques Levy consideraram um ato de racismo. Carter foi solto em 1985, aos 50 anos, porque nunca provaram sua culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...