18/07/2011

A arte de contar histórias


Desde os primórdios, os seres humanos usam histórias para descrever coisas que não podem explicar de outro modo. Tais histórias tentam responder a algumas das questões mais fundamentais sobre a existência humana - a razão pela qual estamos aqui e para onde vamos, sobre a natureza do mundo ao nosso redor e como nos encaixamos nela.

Todas as culturas formularam suas próprias visões poéticas e narrativas sagradas. A palavra "mito" deriva do grego mythos, que significa palavra ou história, mas tornou a representação de uma narrativa que ajuda a explicar a origem e o caráter de uma cultura em termos de simbólicos.

A arte de contar histórias sempre foi uma tradição muito valiosa, uma vez que era um meio de manter vivos os códigos e valores sociais de uma cultura, sua linguagem e história ancestral e sua conexão com o divino. O contador de histórias tinha um papel vital na comunidade; algumas vezes, como um oficial da corte real, algumas vezes como um menestrel errante que viajava de lugar para lugar.

O contador de histórias
 Fazendo o paralelo com a sociedade atual, podemos dizer que os nossos contadores de histórias são escritores (principalmente os de ficção), músicos, cineastas (roteirista e diretor) e publicitários; onde os que alcançam o respeito de crítica e público, são considerados patamares acima dos mortais. Sim, eles são os contadores das nossas histórias, cumprindo o importantíssimo papel de propagadores das formas de pensar, comportamentos, ideologias, diferentes culturas e estilos de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...