"As palavras pertencem metade a quem fala, metade a quem ouve." - Montaigne (1592)
"Quanto mais de perto se encara uma palavra, com mais distância ela nos encara de volta." - Karl Kraus (1932)
"Num código legal - especialmente composto de leis tidas como constitucionais e fundamentais - uma palavra imprópria pode ser uma calamidade nacional: e a guerra civil, a consequência disso. De uma palavra tola podem irromper mil punhais." - Bentham (1796)
"Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco. Algumas, tão fortes como o javali. Não me julgo louco. Se o fosse, teria poder de encantá-las. Mas lúcido e frio, apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida. Deixam-se enlançar, tontas à carícia e súbito fogem e não há ameaça e nem há sevícia que as traga de novo ao centro da praça." - Carlos Drummond de Andrade (1942)
"Uma teologia que insiste no uso de determinadas palavras e frases, ao passo que proíbe outras, em nada torna as coisas mais claras. [...] Ela gesticula com palavras, como se poderia dizer, porque deseja dizer algo e não sabe como expressá-lo. A prática dá às palavras o seu significado." - Wittgenstein (1950)
"Deveríamos nos livrar, de uma vez por todas, da sedução das palavras!" - Nietzsche (1886)
Você falou está falado Nietzsche, paramos por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário