07/07/2011

Heitor Dhalia - Personagem da Semana


Heitor Dhalia é um dos mais promissores diretores de cinema brasileiros. Pernambucano de 41 anos, começou sua carreira como redator publicitário, e depois que se mudou para São Paulo com a idade de 23 anos passou a trabalhar nas maiores agências do país. E foi no mundo publicitário onde começou a desenvolver e ganhar bagagem como diretor de cinema, uma vez que como publicitário, Dhalia criou e produziu mais de 100 comerciais tanto para a TV quanto para o cinema.



Seu primeiro longa-metragem foi o multipremiado Nina de 2004, que nada mais nada menos se trata de uma releitura da obra Crime e Castigo, do mestre da literatura Fiodor Dostoievski. A história que é recheada de grandes atores como Wagner Moura, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e Ailton Graça; mas quem interpreta o personagem principal é Guta Stresser (a Bebel da grande família) que está irreconhecível neste papel, nunca tinha visto talento nela, antes de ver Nina.


Mas foi a partir do seu segundo trabalho para as telonas que me chamou a atenção, O Cheiro do Ralo de 2006 é um dos meus filmes brasileiros preferidos, top 5 fácil, fácil. O filme é baseado no romance de Lourenço Mutarelli, e que coincidentemente, ou não, Lourenço é o nome do personagem principal da história. Um fato interessante do filme, é que a maioria dos atores que fazem uma ponta no filme são na verdade dubladores. 

Resumindo rapidamente, sem contar detalhes importantes, o filme é o seguinte, Lourenço tem como profissão comprar objetos usados de pessoas que passam por dificuldades financeiras, o que o leva a desenvolver um jogo perverso com seus clientes. Num encontro casual, Lourenço se vê obrigado a relacionar-se com uma mulher usando uma moeda que deixou de lado há muito tempo: o afeto. Perturbado pelo simbólico e fedorento cheiro do ralo que existe na loja, Lourenço acaba sendo confrontado pelos personagens que julgava controlar.

Seu mais recente trabalho foi À Deriva de 2009, ganhando o selo de seleção oficial do Festival de Cannes, é um filme diferente dos dois primeiros, que apesar da fotografia ser menos obscura, também lida com temas muito complexos das relações humanas e suas inconstâncias. Abardando temas como adolescência, infidadelidade e sexualidade. Uma curiosidade deste filme é que a protagonista do filme Filipa, interpretada por Laura Neiva, que encantou o diretor e ganhou uma oportunidade para tentar o papel por causa do seu perfil no facebook.
 
Heitor Dhalia atualmente está filmando seu quarto longa, o thriller Gone, só que desta vez o diretor brasileiro fará sua estréia em Hollywood. O filme conta a história de uma jovem que chega em casa e percebe que sua irmã desapareceu. Convencida de que a garota foi raptada por um serial killer de quem havia escapado há alguns anos, ela tenta alertar as autoridades, sem sucesso. A partir daí, ela começa uma busca pela irmã. A atriz confirmada para o papel principal é Amanda Seyfried, a mesma de Mamma Mia e A Garota da Capa Vermelha. A qualidade na direção está garantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...