É importante ressaltar que o objetivo deste post não é ofender nenhuma crença religiosa, uma vez que o respeito entre os religiosos, agnósticos e ateus precisa prevalecer. A crença ou não na existência de um Deus, é uma escolha pessoal, uma vez que sua existência só pode ser amparada mediante a fé. Portanto, este vídeo é para quem desconhece e tem interesse em saber as teses e pensamentos por trás do ateísmo.
Assistir os quatro cavaleiros do ateísmo em um bate-papo (quase) informal é um privilégio para poucos. Neste vídeo, Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Sam Harris e Daniel Dennett conversam sobre ateísmo, religião, militância, crítica e sobre o papel que eles próprios desempenham neste início de século.
O bate-papo aconteceu em 30 de setembro de 2007, seis anos após a destruição das torres gêmeas do World Trade Center, episódio decisivo para a entrada em cena do quarteto, marco inaugural do que passou a ser conhecido como neoateísmo.
A afinidade entre eles é obvia, mas é curioso notar, também, as diferentes visões e posturas em relação aos temas discutidos. Dawkins e seu antiteísmo militante; Hitchens e sua análise política cortante; Harris e sua proposta de uma espritualidade ateísta e Dennet, com seu temperamento conciliador.
O vídeo é relativamente longo, praticamente duas horas de duração. Mas se o leitor deseja conhecer os ícones do ateísmo moderno para além de suas obras, assistí-lo é indispensável.
Crítica: Marcelo Esteves
Crítica: Marcelo Esteves
Nenhum comentário:
Postar um comentário