26/07/2011

Cinema Nazista

O cinema foi um veículo importante para a propagação dos ideias nazistas na Europa. Durante os 12 anos do poder nazista, calcula-se que foram produzidos aproximadamente 1.350 longas-metragens na Alemanha. A produção envolvia comédias (musicais e românticas), filmes de costumes, operetas, filmes de guerra e filmes de exaltação dos conceitos do regime, como o racismo e a xenofobia. Os preferidos pelos jovens estavam sempre associados ao espírito alemão, ao heroísmo e ao patriotismo.

O Ministério da Propaganda, liderado por Paul Joseph Goebbels, produziu 96 longas-metragens com roteiros sugestivos e atraentes contendo a marca ideológica nazista. Nos temas voltados para a guerra, o cinema exaltava o heroísmo nazista, sempre descrevendo com ênfase a brutalidade dos inimigos. Os alemães eram retratados como heróis e benevolentes (mesma fórmula usada pelos americanos); os ingleses como covardes e ridículos; e os russos como pessoas grosseiras, alcoólatras e violentadores de mulheres.

Mas o esforço da propaganda foi mais forte com relação aos judeus, mostrados como desumanos, intoleráveis, animais perigosos. Alguns filmes como Os Rothschilds, O Judeu Suss e O Eterno Judeu, foram produzidos em 1940, na mesma época em que se planejava a "solução final" para os judeus da Europa. Segundo documentações, todo o pessoal da SS e da polícia alemã foi obrigado a assistir estas produções antissemitas.

O cinema também foi usado para familiarizar o povo alemão com o Programa de Eutanásia, com o filme Confie em Seu Médico. O documentário Vítimas do Passado explorou imagens de doentes mentais que, supostamente, ocupavam "palacetes" (os hospitais), enquanto pessoas saudáveis viviam em guetos e subúrbios. O filme tentou vender a ideia de que era necessário eliminar as formas de vidas inferiores, apelando para o pecado contra a lei de seleção natural, quando formas de vida não saudáveis são aceitas. Para eliminar o "pecado", em 1941 os nazistas eliminaram 70 mil doentes mentais e deficientes físicos.

"Os filmes de uma nação refletem a mentalidade desta, de uma maneira mais direta do que qualquer outro meio artístico." - Siegfried Kracauer

Filmes e documentários que abordam este tema são:

- O Triunfo da Vontade - 1934 (Filme oficial da propaganda nazista)

- Arquitetura da Destruição - 1989 (Documentário onde aborda que a ambição de Hitler ia muito mais além)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...