03/07/2011

Ponto de vista cósmico (Citações)

Após a decepção por não pode mais assistir a uma peça que eu tanto queria, só me restou selecionar algumas citações de grandes pensadores a respeito do ponto de vista cósmico. Pode não servir de consolo, mas serve para aquecer a mente.

"Que peculiar privilégio possui esta pequena agitação do cérebro a que chamamos pensamento, para que precisemos fazer dela o modelo para todo o universo? Nossa parcialidade em prol de nós mesmos se faz presente em todas as ocasiões, mas a boa filosofia deve guardar-nos cuidadosamente contra uma tão natural ilusão. [...] Só nos é concedida - e muito imperfeitamente - uma parte diminuta desse grande sistema [do universo], e por um intervalo muito curto de tempo. Como então fazer uma declaração conclusiva acerca da origem de sua totalidade?" - David Hume (1779)

"O tamanho e a idade do Cosmos estão além da compreensão humana comum. Perdido em algum lugar entre a imensidão e a eternidade está o nosso pequenino lar planetário." - Carl Sagan (1981)

"Este mundo é o campo de batalha de seres atormentados e agonizantes que continuam a existir apenas devorando-se uns aos outros." - Schopenhauer (1844)

"Macbeth: Uma lenda contada por um idiota, plena de som e fúria, sem nenhum significado." - Shakespeare (1606)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...