14/07/2011

Eddie Vedder - Personagem da semana

Em 23 de Dezembro de 1964, nascia Edward Louis Severson III, mundialmente conhecido como Eddie Vedder. Teve uma infância complicada, filho de pais separados Eddie chegou a mudar de nome duas vezes. Mas o fato curioso foi que teve apenas um contato com seu pai biológico, que lhe foi apresentado como um amigo da família.

Só aos 13 anos, quando seu pai faleceu, que ele descobriu a identidade do mesmo. Esse fato foi explorado por Vedder em duas músicas do primeiro álbum do Pearl Jam, as faixas "Release" e o grande sucesso "Alive". E a primeira parte desta canção já diz tudo:


Son, she said, have I got a little story for you
                                       What you thought was your daddy was nothin' but a...
While you were sittin' home alone at age thirteen
Your real daddy was dyin', sorry you didn't see him,
but I'm glad we talked...

O ano de 1990 foi crucial para a vida de Vedder, no início se mudou da Califórnia para Seattle e no mesmo ano se juntou a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament, formando o Pearl Jam e lançando Ten, seu primeiro álbum, em 1991. Em vinte anos de estrada o grupo já gravou: oito álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, duas compilações, um EP, vinte e oito singles, cinco álbuns de vídeos, catorze videoclips e,  duzentos e quarenta e cinco bootlegs. (Discografia Completa)

Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos, mas muito coerentes com suas letras e atitudes.  A lista é grande, um processo movido contra a empresa Ticktmaster (fazendo a empresa reduzir seus lucros, para que os fãs fossem beneficiados), posição favorável em relação ao aborto, activismo político em 2004 contra a reeleição de George W. Bush.

Sem falar da defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais. Essa personalidade forte e posições coerentes com suas letras fizeram do Pearl Jam uma das bandas norte-americanas mais idolatradas e respeitadas da história do rock. Um grande clipe apolítico é esse, de 1998:



Em 2007, Vedder foi convidado por seu amigo Sean Penn para compor grande parte da trilha sonora do filme "Into the Wild" (Na Natureza Selvagem), dirigido pelo próprio Sean. Eddie compôs suas músicas sem sofrer influências das imagens do filme, mas suas letras fortes e a crítica à sociedade, foi de uma precisão tremenda com todo o filme. O filme é excelente, pois une roteiro, atuações, fotografia e trilha sonoras impecáveis.



Para os desavisados, o Pearl Jam virá ao Brasil em Novembro, a série de shows foi confirmada para 4 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.


Post em homenagem ao Dia Mundial do Rock. (foi escrito no dia 13/07).

3 comentários:

  1. Olá Indicador !!

    Adorei sua postagem ! Sou fã do Eddie Vedder a muitos anos e o álbum Ten embalou minha adolescência !!! Não tem uma só música ruim nele ! ouço até hoje com muito gosto, também curto os outros, mas este foi mesmo excepcional e significativo pra mim.
    Espero poder ir ao show, vai ser um marco na minha vida poder vê-los ao vivo !
    Muito bom o seu artigo, algumas informações eu não tinha conhecimento e é sempre bom saber mais sobre aqueles que admiramos.
    Obrigada por compartilhar !

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu que lhe agradeço pelo comentário Samanta!

    Ele é realmente uma pessoa ímpar no meio musical. Sua grandeza vai além do talento, passa por seu grande caráter e pela forma sincera de se expressar. Também irei fazer de tudo pra ir ao show. E o álbum Ten é covardia, né?

    Estou começando a elaborar algumas postagens semanais, tipo essa do personagem da semana.

    Postarei toda quinta-feira sobre alguma personalidade famosa que mereça ser destacada.

    Às sextas estou planejando escrever sempre uma dica de livro pra ler durante o final de semana.

    É ao compartilhar conhecimento, experiências que aprendemos de fato.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o PJ e principalmente O EDDIE;Um cara que soube lutar e vencer os contra-tempos da vida.Venceu com muita coragem e talento.É um cara gente boa e além de tudo gato.Vou vê-los ao vivo; ainda não acredito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...