10/07/2011

Ponto de Mutação

Acabei de assistir ao filme "Ponto de Mutação" (Mindwalk) Direção de Bernt Amadeus Capra de 1990. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do escritor Fritjof Capra, publicado em 1983. O nome do livro foi estraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.

O filme é antigo, mas seus debates e pensamentos continuam atuais, alguns até já estão fazendo parte da "Nova Ordem Mundial", como a questão da responsabilidade sócio-ambiental, vida saudável e as conexões interpessoais advindas com a internet, onde as redes sociais têm grande importância no cotidiano atual.

Os três principais personagens da trama são um político, um poeta e uma cientista (física). Os dois primeiros estão andando através da ilha medieval (o Monte St. Michael), discutindo suas filosofias de vida, encontram Sonja, uma cientista reclusa, que se junta à conversação. Os dois homens ouvem às ideias da brilhante mulher, e discutem como suas ideias podem funcionar em suas próprias vidas de poítico e poeta. O debate entre esses três diferentes pontos de vista gera conclusões interessantes.

Monte St. Michael
O Monte St. Michael, lugar escolhido para contracenar com os personagens é incrível. Se trata de uma ilhota rochosa na província da Mancha (França), onde foi erguido um santuário ao arcanjo São Miguel. Durante a Guerra dos Cem anos, entre França e Inglaterra, a fortaleza foi inexpugnável. A fotografia do filme (muito acinzentada) não extrai toda a beleza que poderia da fabulosa construção, mas alguns detalhes que vemos nos faz ter vontade de ir lá conhecer.

Assista o filme todo no Youtube, está dividido em 14 partes, esta é a primeira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...