Inspirado pelo filme Blue Valentine que fui assistir ontem no Estação de Botafogo, preparei um texto sobre o que é o amor. É possível compreender o amor? Esse texto reúne pensamentos meus e de autores que me inspiram, como Spinoza, Ollivier Pourriol entre outros.
O amor, nada mais é do que um sentimento proporcionado pelo o que nos é exterior. A menos que sejamos capazes de nos amar a nós mesmos, amar incide sobre alguma coisa ou alguém diferente.
Amar não depende apenas de nós. Amar é depender. Depender de um objeto que pode sempre nos escapar, uma vez que não formamos senão um com ele. Se amamos uma pedra, é fácil, podemos ficar tranquilos guardando-a em casa ou conosco.
Amar um ser humano é extremamente difícil, principalmente devido a dois motivos. Primeiramente, não estamos seguros do amor do outro, e, em segundo lugar, não temos certeza da duração, da perenidade desse amor.
É esse o problema de ser apegado a um objeto exterior, de depender desse objeto: de certa maneira, nada depende menos de nós que os sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário