20/07/2011

A Babilônia que poucos conhecem

Torre de Babel
Babilônia - provavelmente fundada em 1950 a.C. - foi a capital da Suméria, região que hoje é o Iraque. A cidade localizava-se aproximadamente a 80km ao sul de Bagdá. O povo babilônico era muito avançado para a sua época. O Rei Hamurabi por exemplo é considerado o primeiro rei a codificar leis. A cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna.

A cidade da Babilônia tornou-se um renomado centro de aprendizado, especialmente em ciências, matemática e astronomia. Os estudiosos babilônicos desenvolveram um sistema de numeração, baseado em grupos de 60 minutos, divisão do dia em 24 horas e ao círculo de 360 graus. 

Jardins Suspensos
O antigo historiador grego Heródoto declarou que a Babilônia "é tão esplêndida que nenhuma cidade na terra pode ser comparada a ela". A cidade era conhecida como A Rainha da Ásia, que em seu período de prosperidade e hegemonia, possuiu um conjunto arquitetônico famoso até os dias de hoje, que era constituído      pela Torre de Babel, os Jardins Suspensos e um canal de defesa ligando os rios Tigres e Eufrates (Muro dos Medas).

 Seus muros e famosos jardins suspensos estavam entre as sete maravilhas do mundo antigo e a Babilônia tornou-se sinônimo de excelência e talento. Porém na tradição judaico-cristã, contudo, a cidade é considerada como a antítese do paraíso e da sagrada Jerusalém, simbolizando o profano.


Jardins Suspensos da Babilônia

13 comentários:

  1. Tudo muito lindo. até eles resolverem construir uma torre pra chegar ao céu. huhhuhuhuhuhu;
    Ai Deus fez com que os construtores falassem linguas diferentes para não conseguirem se entender. ai acabou.
    povo mais pretencioso.

    ResponderExcluir
  2. Pretencioso é quem acha que um ser supremo, Deus, está observando e controlando a vida dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Por quê a Babilônia que poucos conhecem? Esse é o texto mais básico sobre o assunto gente boa. Não entendi.

    ResponderExcluir
  4. Idiota quem acha que o povo era pretencioso. Se você pobre alma soubesse o quanto de atrazo o cristianismo trouxe ao mundo. Inumeros livros foram queimados. Grandes perdas para a humanidade e a supremacia da ignorância

    ResponderExcluir
  5. Realmente só que viu a Babilônia no auge da sua glória pode dizer como ela era maravilhosa . Os Deuses antigos , na verdade eram anjos que foram punidos e lançados a terra . E quando estavam na terra eram venerados como divindades , mais tarde foram punidos novamente , e aprisionados em um lugar de tormento , e só podem vir ao mundo em formas espírituais e de influencias . [ Sobre o post , muito bom e interessante . ]

    ResponderExcluir
  6. A torah é copia mal feita dos mitos babilonicos

    ResponderExcluir
  7. o seu idiota todo mundo sabe q o cristianismo que queimou livros e trouxe atraso cientifico para o mundo, era o praticado pela igreja católica na idade média pq ela queria assumir o controle de tudo e a ciencia era uma forte "inimiga" pra ela. Mas podemos ver o exemplo dos EUA que cresceu rapidamente pq a sua base ideológica sempre foi o protestantisto que é o cristianismo mais puro e verdadedeiro que segue a doutrina que era pregada antes de Roma distorcer tudo e criar o catolicismo.

    ResponderExcluir
  8. Querida FLAMER Mel, não podemos dizer que um pais cresceu pela sua religião ou mesmo pela falta dela, o q faz a diferença é o povo e seu modo de pensar, EUA só pensa nela, polui tudo e mata qm se meter como o "país", Tbm podemos ver o Japão q não tem nada a ver com "protestantismo" ou cristianismo e msm assim se ergueu depois de varios Terremotos/tsunamis e 2 bombas atomicas... reflita como um todo pq o mundo é maior do q vc pensa.

    ResponderExcluir
  9. Adoro história antiga. Adorei este seu post!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo é uma pessoa só ou são diversos anônimos? pois se for um só tá confuso demais... primeiro diz que Deus não observa tudo, depois que os Deuses são anjos? Para se acreditar em Deus é obrigatório ter que acreditar em tudo o que está escrito na Bíblia, pois não é de lá que sabe tudo a respeito de Deus?

    ResponderExcluir
  11. Hail Ishtar!
    Excellent texto!
    Pena que não se estuda devidamente sobre a Babilónia e sua influência sobre a filosofia grega e a sociedade em geral. Acredito eu, que se a Babilónia estivesse além do império romano ela existiria até os dias de hoje como é o caso de culturas milenares como a chinesa e a hindu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...